segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dia do Astronauta



O primeiro ser vivo a ir ao espaço foi a cadela Laika, no Sputnik 2.

O macacão laranja, usado por Pontes durante a decolagem e o retorno à Terra, pesa 32 kg. Já o branco, que custou US$ 20 milhões, usado para atividades fora do ônibus espacial (EVA) pesa 130 kg.

O macacão branco custou, possui dois rádios UHF, dois sistemas de oxigênio, sistemas de pressurização, de aquecimento, de refrigeração, de alarme, proteção contra radiação, contra micrometeoros, entre outros itens, como as ferramentas para a atividade fora da espaçonave, luzes (para o caso de estar fora do alcance do Sol) e um sistema de resgate para o caso de o astronauta se soltar da estrutura, para não se perder no espaço.

Os astronautas se alimentam normalmente, mas os alimentos precisam ser desidratados para que seu "prazo de validade" dure o tempo da missão. No espaço não há como jogar sal em cima da comida. Alguns desses alimentos podem ser ingeridos da forma natural, e outros, adicionando água quente.

Cada tripulante tem um banheiro particular. Para sentar no vaso, eles precisam se fixar prendendo as pernas e os pés. Um sistema a vácuo aspira as fezes.

Para dormir, os astronautas utilizam sacos de dormir, como os de acampamentos, presos à parede do ônibus espacial ou da Estação Espacial Internacional. Assim, eles não correm o risco de flutuarem e baterem em algum equipamento ou mesmo em outro tripulante. Como a cada 90 minutos os astronautas vêem um pôr-do-sol, eles são acordados por despertadores ou por músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que não digam respeito ao blog serão deletados.