quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dia do Publicitario



Mensagem Publicitária O objetivo da mensagem é chamar atenção, manter o interesse, despertar o desejo e obter ação. A persuasão se dá quando localizamos primeiramente os valores do consumidor e depois os associamos às características do produto. A ligação entre produto e consumidor fica mais forte, e a possibilidade da aquisição do produto pelo consumidor aumenta. Não basta, portanto, restringir-se a apresentar as características do produto de forma fria, técnica, objetiva. Antes, é necessário que o consumidor seja seduzido para que se crie uma relação positiva e de afeição referente ao produto anunciado. Se determinada peça de comunicação mostrar o consumidor como ele acredita que é ou gostaria de ser, tenderá a aproximar ao máximo sua visão daquela apresentada pela peça, e como a peça contém necessariamente o produto ou serviço anunciado, a tendência natural do indivíduo será adquirir o produto para “completar o quadro”. Em propaganda, esta técnica é denominada emulação. A Mensagem pode ser transmitida através de Apelo Racional - mostrar que o produto produz os benefícios desejados pelo consumidor. Mensagens focadas na qualidade do produto, economia, “valor” e desempenho do produto; Apelo Emocional – apresentar emoções positivas como amor, bom humor, alegria, sexo e emoções negativas como medo, culpa, vergonha e horror; Apelo Moral – direcionada ao senso do que é “correto e apropriado”. Geralmente relacionado ao meio ambiente, causas sociais, direitos iguais e ajuda aos necessitados. Outros fatores de comportamento são as necessidades universais. Entre as necessidades fisiológicas, o sexo é a mais utilizada em propaganda. As necessidades de segurança e proteção são amplamente exploradas em anúncios de previdência privada e planos de saúde. A terceira etapa é uma das mais utilizadas pela publicidade. É nela que se encontra a necessidade de pertencer a determinado grupo, de afiliar-se. São mensagens que apresentam seus anunciantes como campeões de vendas e levam a crer que, se tantas pessoas escolheram aquele produto, ele deve mesmo ser superior.

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